Lançamento de Livros Congresso Amazônico de Pedagogia

ALGUMAS MUITAS IDEIAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO LITERÁRIA
Autor(a): Cristina Maria Rosa e Maria Marismene Gonzaga

O livro digital aqui apresentado é intitulado "Algumas muitas ideias sobre a Alfabetização Literária". Lançado na Fera do Livro de 2024 na Cidade de Pelotas, RS, foi elaborado em conjunto com um grupo de pessoas que amam a literatura, a leitura e a escola. Nele, intencionei deixar registrado múltiplos modos de entender, exercitar, promover e viver intensamente a "alfabetização literária", um modo bem particular de conhecer textos, gêneros e autores de literatura. Inicialmente apresento e descrevo o processo de criação da expressão alfabetização literária, publicada pela primeira vez em 2008 em meu Blog Alfabeto à Parte. Em trabalhos científicos, formação de professores e interações com leitores, o vocábulo tem sido sistematicamente revisado por mim a fim de tornar-se uma categoria, ou seja, um conceito estruturador na formação do leitor. Os títulos dos demais artigos, são: Recortes de Vidas, História de um louco amor, Eu inventei um clube de leitura, Da infância à vida profissional: o papel transformador da biblioteca escolar, Abrindo o baú das memórias onde fios, linhas e tecidos compõem um Novo Bordado: reflexos do conto Chapeuzinho Vermelho, Exemplo, escola e docência: minha experiência leitora, eSCuTa: gesto poético de linguagem, A leitura literária em sala de aula: despertando vontades, A promoção da leitura literária na escola, Literatura e crianças: contexto de escolhas e renúncias numa perspectiva de escola confessional, Literaturas de ficção: formas de pensar, sentir e viver no mundo, Entre ninhos, livros e carinhos: a formação leitora de um menino passarinho, Uma biblioteca inacabada Formação e criação de um leitor, Vaz, leitor, Sobre roubar livros, Alfabetização Literária: o que pensam, dizem e fazem as professoras?, Puer aeternus: dos artigos sobre a infância aos livros para crianças, A experiência de leitura com adolescentes: desafios e resultados, Seis olhinhos vagalumeantes e algumas experiências de leitura literária na infância, Processos de apropriação do mundo da literatura, Texto e práticas sociais, Coletrinhas – literatura para estimular a leitura infantil nas escolas, A arte literária e seu poder, O percorrer dos trens nas entrelinhas dos capítulos de uma leitura, Uma menina querendo ser jornalista, Acervos escolares: tesouros preservados?, Dramaturgia em cena: a formação de leitores através da prática teatral, Literatura infantil e ensino de Artes sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, Recortes de uma cidade que convida a ler, Como escolhemos o que ler? As recentes gerações e sua relação com a leitura e com as redes sociais e plataformas digitais, A leitura literária no projeto político-pedagógico da escola, É um livro: imagem, narrativa e estratégias de leitura, Histórias que atravessam gerações: as crianças de todos os tempos fazem a magia do amor, Vó, tu foste criança?, Intercâmbio aos 40: todo o resto é mundo, A arte de contar e ilustrar memórias: a jornada criativa do livro Contos de Infâncias, Leitura e escrita na Educação Infantil: um direito fundamental de todas as criança.